Alecrim no shampoo: confira os benefícios de usar alecrim no cabelo

  • por em 18 de outubro de 2020
shampoo de alecrim

Graças à internet temos acesso há muitas receitinhas caseiras que nos ajudam a ficar ainda mais bonitas e confiantes. Desse modo, diversos óleos, ervas não escaparam das misturinhas. Portanto, em determinado momento, há sempre um elemento da gastronomia que ganha os holofotes nos tratamentos de beleza. Diante disso, chegou a vez do alecrim brilhar. O alecrim é uma das ervas mais antigas que se tem conhecimento. Devido às suas propriedades adstringentes, antioxidantes, anti-inflamatórias e estimulantes, ele deixou de ser queridinho só na culinária e ganhou destaque para os cuidados com as madeixas. Dessa maneira, o ato de colocar o alecrim no shampoo e fazer com outras receitas caseiras para tratar os fios, se tornou muito comum.

Benefícios do alecrim no cabelo

O alecrim é o ingrediente que estava faltando no ritual de beleza da sua cabeleira. Ao usar o alecrim regularmente nos cabelos, os fios ficam mais fortes e saudáveis. Além disso, a erva ajuda a evitar a quebra e queda dos cabelos. Quer saber outros benefícios do uso do alecrim nos cabelos? Veja abaixo!

Fortalecimento dos cabelos

Não é novidade que usar chapinha, secador, tinturas, diversos tratamentos químicos, além da exposição a luz solar deixam os fios danificados. Por isso, é essencial cuidar bem deles e oferecer a nutrição que eles merecem. É aí que entra o alecrim. Por ser uma ótima fonte de Vitamina C, ajuda a proteger os cabelos dos danos. Ademais, o alecrim estimula a produção de colágeno, o que deixa os fios fortes e saudáveis.

Ajuda no crescimento dos fios

O alecrim é rico em nutrientes como magnésio e ferro. Logo, é um grande aliado no que diz respeito ao crescimento capilar, isso porque melhora a circulação sanguínea na região. Além disso, os cabelos crescerão fortes e saudáveis.

Ajuda a prevenir a queda capilar

Como ele tem efeito calmante e melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo é, portanto, uma ótima maneira de deixar os fios mais fortes e evitar a queda.

Reduz a oleosidade

Tem cabelo oleoso? O alecrim será o seu melhor amigo! Ele ajuda a melhorar a textura das madeixas, sem deixá-las sem vida e opacas.

Como usar o alecrim no shampoo e de outras maneiras

É possível adicionar o ingrediente em diversas receitinhas para o cabelo, só dependerá do seu objetivo. Veja abaixo algumas dicas.

Alecrim no shampoo

É possível colocar o ingrediente diretamente no shampoo. Para dar uma turbinada na receita, você pode adicionar cravo, pois ajuda a diminuir a queda. Além disso, pode acrescentar, também, a canela, isso porque ela hidrata o couro cabeludo. Para a misturinha você irá precisar de :

– 100ml de shampoo;

– 1 colher de sopa de alecrim;

– 1 colher de sopa de cravo da índia;

– 3 colheres de sopa de canela em pó

Modo de fazer: É só misturar tudo e deixar o descansando por sete dias. O indicado é usar de forma alternada com o seu shampoo usual. Ademais, faça uma pausa de um mês durante cada três meses usando o shampoo de alecrim.

Tônico de alecrim

Outra opção fácil e rápida de fazer, basta fazer um chá de alecrim, coar e esperar esfriar. Feito isso, é só aplicá-lo no couro cabeludo com um pedaço de algodão. O tônico de alecrim ajuda no crescimento capilar, além de higienizar o couro cabeludo.

Óleo de alecrim

O óleo você encontra prontinho em lojas de produtos naturais. É hidratação que você quer? Não deixe de experimentar esse óleo com efeitos mágicos. Uma das formas de usá-lo é aplicando o óleo de alecrim morno nos fios. Massageie o couro cabeludo e deixe o produto agir por 30 minutos. Depois é só lavar os cabelos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.