Afinal, HIIT emagrece? Saiba mais sobre o treino

HIIT emagrece

Com a pandemia da Covid-19, muitos indivíduos se viram diante de uma nova realidade. Desse modo, decidiram fazer algumas mudanças em suas vidas. A prática de atividades físicas foi uma delas. Decididos a se tornarem mais ativas, colocaram o corpinho para se mexer. Consequentemente, muitas modalidades de exercícios se tornaram mais populares. Seja para perder peso, aumentar o condicionamento físico ou, simplesmente, se divertir, muitos se jogaram no mundo chamado Internet, em busca de um treino para chamar de seu. Diante disso, o HIIT ficou mais conhecido, fazendo pessoas dos quatro cantos do mundo arrastarem os seus móveis para se exercitarem. Com isso, fica a grande pergunta: afinal, HIIT emagrece? Neste post você descobrirá. Confira!

O que é HIIT

HIIT é a sigla para um termo em inglês, High Intensity Interval Training. Ou seja, o nome pode até ser complicado, mas o significado é simples: é um treino intervalado de alta intensidade. Portanto, é um treino voltado para acelerar o seu metabolismo promovendo, assim, a tão desejada queima das gordurinhas indesejadas, Além disso, o HIIT melhora (e muito!) o condicionamento físico.

Desse modo, por ser composto por exercícios de alta intensidade, os treinos HIIT são mais rapidinhos, podendo durar de 10 a 30 minutos. Por ser curtinho, não há mais mais desculpas para não se exercitar, ein? Ademais, sabe aqueles momentos em que seu educador físico pede para você dar o máximo de si? No HIIT você tem de dar o seu máximo o tempo todo. Logo, o treino te renderá a queima de 300 a 450 calorias. Muita coisa para pouco tempo se exercitando, não é mesmo?

De mais a mais, o HIIT é feito de maneira intercalada, isto é, você intercala exercícios com períodos de descanso, por exemplo: 30 segundos fazendo o exercício + 30 segundos descansando. Tal descanso pode ser ativo (onde você poderá continuar se mexendo, no entanto, em menor intensidade) ou passivo, em que você parará completamente de se mover. Além disso, é importante que os treinos sejam feitos sob orientação de um profissional para que, assim, reduza a chance de lesões. Contudo, uma boa alimentação também se faz necessária, isso porque ela ampliará os resultados.

Afinal, HIIT emagrece?

Sim, sim e sim! São vários os estudos que comprovam que o HIIT auxilia no emagrecimento. Os resultados desses estudos mostram que, quando comparados a exercícios de baixa intensidade e de maior duração, os de alta intensidade resultam em maior perda de gordura. Isso se deve às calorias perdidas durante o HIIT que, como dito anteriormente, são muitas.

Mas sabe por que o HIIT resulta em grande perda de calorias? Enquanto você treina, seu corpo enfrenta um déficit de oxigênio. Consequentemente, seu organismo precisará restaurar o nível, para deixá-lo como no momento inicial do treino. Devido ao alto consumo de oxigênio, o metabolismo aumenta, o que gera até 15% mais gasto calórico do que um treino aeróbio, por exemplo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.