Dieta: Descubra as 5 melhores segundo especialistas

Dieta

Você provavelmente conhece ou até já fez algum tipo de dieta. Certo?

Se já implementou alguma em sua rotina, certamente obteve algum tipo de resultado, seja bom ou ruim, de acordo com seus objetivos. Portanto, essas mudanças de hábitos alimentares tem de ser bem estudadas, e analisadas, para serem aplicadas.

Deste modo, vamos analisar às cinco melhores dietas, segundo médicos e nutricionistas.

Dieta Mind

A primeira dieta é a Mind, que tem como tradução literal “mente”. Ela tem como foco principal, alimentos que priorizam a saúde do cérebro. Estudos tem mostrado que ela previne doenças como diabetes, pressão alta e até mesmo outras patologias como o alzheimer.

Alimentos que estão na lista desta dieta são as verduras, frutas, grãos, azeite, vinho, peixes, nozes, linhaça entre outros. Esses são alimentos que são ricos em nutrientes eficientes para fortalecer o cérebro além de melhorar a memória.

Dieta dos Pontos

Dieta dos Pontos ou como é mais conhecida, “vigilantes do peso”, essa é uma espécie de reeducação alimentar que utiliza um sistema de pontuação para fazer a contagem de calorias. É atribuído um valor de pontos para cada alimento, que dependem da densidade e da quantidade de calorias.

Por exemplo, um pedaço de bolo, terá mais pontos, do que comparado a uma maçã.

Nesse sistema o praticante não pode exceder a um valor já predeterminado, pelo seu nutricionista, ou por ele mesmo.

Dieta Flexitariana

Essa dieta Flexiariana, é para pessoas que tentam tirar a proteína animal, porem não 100%, tendo alguns dias na semana, reservado para fazer o consumo desse tipo de comida.

Essa categoria de dieta é muito eficiente para vegetarianos, pois na maioria das vezes eles têm a dificuldade de conseguir obter a proteína de alto valor biológico, em suas refeições comuns.

Portanto, ela tem como objetivo fazer uma substituição gradual pelas chamadas “carnes novas,” Que são, por exemplo, o tofu, lentilha, feijão, ora-pro-nóbis entre vários outros.

No entanto, praticantes dessa dieta devem prestar atenção na saúde, pois a ausência da carne, pode ocorrer uma deficiência de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do corpo.

Mediterrânea

Essa é a mais popular entre todas essas citadas, e certamente a mais antiga. É uma dieta muito eficaz, pois ajuda no controle de diabetes e na prevenção do câncer.

Para ser melhor entendida, é utilizada uma piramide, que tem como a base, exercícios físicos e muita água, logo acima vem as frutas, hortaliças, cereais integrais e azeite podendo ser consumidas em todas as refeições.

Depois temos o leite e seus derivados, oleaginosas e ervas que podem entrar no cardápio uma ou duas vezes ao dia.

Os peixes, aves e ovos são liberados de 2 a 4 vezes por semana. Agora a ingestão de carnes vermelhas e doces não ficam fora desta lista, porem só podem ser ingeridas em intervalos longos, como uma vez a cada sete dias.

Dieta Dash

O nome, na verdade, é uma sigla americana (Dietary Approaches to Stop Hypertension) que significa estratégia dietética para parar a hipertensão.

Esse é um tipo de dieta que não tem como base uma atitude radical, pelo contrário, é uma recomendação aceita por toda sociedade cientifica, que tem como objetivo a restrição no consumo de sódio.

A base dessa dieta é simples, frutas e vegetais verdes são ricos em potássio, nutrientes que inibem o inchaço no corpo e melhora a circulação.

Além desses alimentos, leites e derivados com baixo teor de gordura não podem faltar. E por fim, oleaginosas e azeites, que possuem gorduras monoinsaturadas que são boas para o coração.

De fato, orientação medica é o ideal para alcançar uma boa saúde, aliada sempre com exercícios físicos, sendo a melhor opção para uma vida prazerosa e saudável.

https://www.instagram.com/p/CA3AVM4gY4W/

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Receitas