Afinal, dia do lixo atrapalha a dieta? Confira dicas para se manter no foco

  • por em 18 de janeiro de 2021
dia do lixo atrapalha a dieta

Quando o assunto é dieta, entra em pauta o famoso dia do lixo. Você pode até conhecê-lo como um dia de alimentação livre, mas o propósito é o mesmo: dar uma escapadinha da dieta. Ou seja, comer, em um dia, ou apenas em uma refeição, aquele hambúrguer que está namorando há dias, ou aquela sobremesa que está te chamando. Contudo, mesmo sendo muito popular, há quem se pergunte: afinal, o dia do lixo atrapalha a dieta? O fato é: para muita gente por aí, não há dieta sem dia do lixo. Isso porque, manter uma alimentação livre das delícias existentes, é uma coisa complicada, então é normal fazer uns desvios.

No entanto, quando o dia livre se torna uma regra e não uma exceção, o emagrecimento pode sim ser comprometido. E sejamos francos, ganhar uns quilinhos é bem mais fácil do que perder, não é mesmo? Diante disso, é muito importante estar atento a esses deslizes. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a lidar com o dia do lixo. Confira!

Afinal, o dia do lixo atrapalha a dieta? Confira dicas:

Foque em uma refeição livre

Uma boa maneira de não meter o pé na jaca e atrapalhar o emagrecimento, é se limitar a fazer uma refeição livre, isto é, não comer “errado” o dia todo. Dessa forma, foque em manter, por exemplo, um café da manhã e almoço balanceado. Assim, sua refeição do lixo não prejudicará seu progresso como seria se você comece o dia todo fora da dieta.

Lembre-se porque comer direito faz bem para a saúde

Não encare a dieta como uma punição. Veja como uma maneira de adquirir hábitos mais saudáveis e mais qualidade de vida. Depois de comer uma fatia gigante de bolo, você certamente não terá a mesma energia e disposição que sente depois de um suco verde ou iogurte e uma tigela de frutas. Assim, use esse sentimento como uma motivação. Após desfrutar de uma refeição do lixo, pense novamente nos alimentos que fazem você se sentir melhor.

Por fim, a grande chave para uma alimentação saudável é o equilíbrio. Portanto, o que existe é a consciência do que vai trazer benefícios e que vai prejudicar o funcionamento do seu corpo na busca dos seus objetivos.

Não desista

Já notou que pensar no dia do lixo leva a uma ideia de 8 ou 80? Obviamente, comer desesperadamente o dia inteiro, dará muito mais prejuízo do que uma refeição livre. Desse modo, permita-se comer o que realmente deseja naquele momento e continue com sua rotina alimentar mais saudável.

Não se desespere

Não comer saudável o tempo todo não é motivo para desespero. A consistência importa – se você está comendo muito mais do que costumava, provavelmente verá algum ganho de peso. Mas não será depois de uma ou duas noites fora.

Com isso, procure manter a dieta saudável 90% do tempo. Se você comer três refeições e um lanche por dia, isso significa que tem 32 oportunidades de comer por semana. Assim, 29 dessas 32 refeições e lanches devem seguir seu plano de dieta saudável, deixando três para fazer o que quiser. Parece simples, mas assim que começar a acompanhar sua aderência ao seu plano de alimentação, ficará surpreso com a facilidade de pular uma refeição ou fazer um lanche rápido com açúcar refinado quando estiver com pouco tempo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.